Numerologia

Numerologia

Numerologia, ou ciência dos números, nasceu como conseqüência da necessidade ancestral do ser humano de expressar-se através dos símbolos. O próprio desenvolvimento da ciência esotérica é todo simbólico, pois somente com símbolos se pode tentar definir o Cosmos em suas múltiplas vibrações. E considerando que tudo é vibração, energia, e que tudo se relaciona em nosso universo arquetípico, o ser humano ao agir, falar ou pensar está emitindo vibrações. As vibrações podem ser positivas ou negativas, ou seja, podem atuar de maneira construtiva ou destrutiva.

Antes de falar ou agir, o ser humano pensa. E, ao pensar, emite formas de pensamento (símbolos). E assim teve origem a escrita e as demais ciências, como os números.

Com o desenvolvimento da civilização, dois tipos de conhecimento progrediram paralelamente:

O exotérico, para fora, foi o conhecimento permitido ao povo, aos servos. Constituído basicamente de rudimentos culturais que permitiram às pessoas melhor trabalho e melhor produtividade.

O esotérico, para dentro, somente era dado às classes dominantes: nobres e sacerdotes. E a maneira encontrada para evitar que o povo tomasse conhecimento do esoterismo foi através de sociedades secretas ou fraternidades iniciáticas. E a Numerologia pertence a este grupo.

Ainda hoje é assim. Mesmo com o conhecimento franqueado a todos que possam ter acesso a ele, somente uma décima parte da humanidade pode, realmente, usufruir de alguma parcela do saber humano. A maior parte é excluída desse acesso, ou por falta de condições materiais ou devido ao processo de massificação que faz as pessoas não desejarem mais do que aquilo que lhes é oferecido. Contudo, as pessoas que se interessam, podem procurar um profissional da área.