Tarô

Cartas do Tarô

O que é Tarô?

Bem, antes vamos saber o que significa a palavra tarô?

Não se sabe quando ou onde surgiu esta palavra, ou para que surgiu. Sabe-se que está integralizada ao um conjunto de cartas com símbolos que chamamos de Tarô.

Egípcio: TAR – Caminho, estrada, OT Rei, verdade.
Hebreu: TORAT – Livro sagrado.
Persa: TAROTS – Deuses, ícones sagrados.
Índia: OT TARA – Roda astral da vida.
China: TIKO – O destino, a revelação.
Tarô “Estrada real da vida”.

A palavra Tarô torna-se unanimemente aceita para designar um conjunto de 78 cartas com os símbolos e nomes bem definidos.

*22 Arcanos Maiores: um conjunto de arquétipos estruturados em símbolos evolutivos e sintomáticos, caracterizando-se pela complexidade.
*56 Arcanos Menores: um conjunto de símbolos estruturados em signos sinalizadores e selecionados em quatro níveis arquetípicos, caracterizando-se pela simplicidade entrelaçada na nossa vida cotidiana.

São divididas em quatro naipes que correspondem aos quatro elementos básicos:

Ouros: manifestação material / Ter (terra).
Copas: manifestação sentimental / Estar (água).
Espadas: manifestação mental / Ser (ar).
Paus: manifestação espiritual / Ficar (fogo).

Um se relaciona com a manifestação da VIDA (arcanos maiores) e o outro com a manifestação da FORMA (arcanos menores). Ambos os caminhos explicam a trajetória do homem, de seu nascimento à morte, ou do próprio universo, de seu despertar ao amanhecer, ou ainda das vias percorridas em alguma situação específica, de seu avanço ou retrocesso, de seu declínio ou progresso.

História do Tarô

Os primeiros registros datam do século XIV (1301/1400). Não há menção sobre jogos de cartas ou tarô antes deste século. Não se pode precisar a data em que os países da Europa tomaram conhecimento da existência de um conjunto de cartas “estranhas”, pintadas a mão, consideradas como obra de arte e que serviam para o lazer. Tinha tanto valor que constavam de espólios.

O Tarô mais antigo preservado e também o primeiro a receber um registro foi em 1392, desenhado por Jacquemim Gringonneur. Desconheciam sua real utilidade.

Já no século XV, em 1404, a Igreja Católica faz a primeira menção sobre os jogos de cartas, proibindo-as, restringindo o seu uso somente aos sacerdotes e advertindo a sociedade sobre o tarô, divulgando-o como um vício.

Surgem mais palavras para designar os jogos de cartas: Trunfo, tarocco, tarocchi e michiate.

São produzidos dezenas de jogos de cartas, por artistas, na região norte da Itália, sul da Alemanha e sul da França, proliferando o lazer com os jogos de cartas.

As cartas pintadas não continham números ou nomes. Não havia uma estrutura simbólica em comum, embora a maioria dos diversos jogos fosse parecida.

Em 1488 surge a primeira obra literária detalhando apenas os emblemas dos trunfos, ensinando os jogos de lazer e questionando outros valores.

Não há menção sobre adivinhação em qualquer obra, crônica ou arte.

Análise dos Arcanos

O Tarô pode ser analisado sob três aspectos distintos:

* Filosofia de vida
* Meditação e Autoconhecimento
* Oráculo e Orientação

Filosofia como um conceito de vida.

Meditação como a percepção de tudo o que está acontecendo, tomada de consciência.

Oráculo como orientação através das previsões feitas.

O que é Oráculo?

É uma palavra que vem do latim; ORACULUM.
O que quer dizer: resposta de uma divindade a quem a consultava.
Sentença inspirada e infalível, pessoas cujos conselhos são acatados e inspiram absoluta confiança.
Palavras ou decisões que emanam de pessoa de grande saber e autoridade.
Portanto, os oráculos sejam eles cartas, moedas, dados, búzios, pedras, enfim... Eles nos servem.
Arcanos Maiores do Tarô

O que significa a palavra arquétipo?

Significa vivência, estágios do desenvolvimento psicológico humano que todos atravessam. Arqui..., termo de composição, que exprime idéia – superioridade, proeminência, aumento.
Tipo... modelo, padrão, original, exemplar; coisa ou pessoa que reúne em si as características que distinguem uma classe, raça ou família.