Reflexão

O mal não existe

O mal não existe

O mal não existe, é a gente que o inventa.

É produto da nossa imaginação, fantasia e permissividade.

Justificamos o nosso mal pelo dos outros! O mal não justifica a maldade...

_ Ora, então eu sou a reação e não a ação?

Sim, isso mesmo, na maioria dos casos é o que temos sido, pela falta de costume de pensar e refletir sobre o que se faz, o por quê se faz e o modo como se faz.

Mas sendo eu inteligente, único e, por isto, tendo uma identidade própria, significa que tudo o que fizer, disser, ou seja, sair de mim será de minha responsabilidade, certo? Com certeza!!!

Passemos a pensar cada um por si mesmo, procurando diminuir o tempo que desprendemos em cuidar da vida alheia, mesmo que seja a do seu marido, filho, esposa, pai, mãe, irmãos, amigos, conhecidos ou não. Pensemos, nos outros, mas de modo sadio e não de maneira obsessiva para depois ficar justificando o injustificável.

Para tudo arrumamos explicações e desculpas plausíveis para sempre deixar bem claro a nossa boa intenção.

São raros os momentos e raras são as pessoas que assumem o seu exagero ou a sua negligência, pois a tendência humana é se repetir, sendo complacente e valorizando a boa intenção mais do que as boas atitudes, quando, na verdade, sabemos que não basta. Então por que se repetir? Onde é que você viu que as pessoas têm que desculpá-lo sempre? Só porque você está pedindo? O perdão não traz solução para um comportamento mais apropriado.

É verdade! O mal só existe porque o criamos e o propagamos, passando-o a frente através de sentimentos de menos valia tais como: mágoa, rancor, ressentimento, ódio, inveja deixando que o mal se instale. Ou seja, preferimos acomodarmo-nos a ter que assumir uma posição de combate.

É, eu sei, dá trabalho, mas caro leitor, nada se consegue sem o esforço, disciplina, discernimento, atitude, etc... etc... etc.

Qual nada... estou brincando! Não precisa tanto, com muito menos você consegue!

Basta você se dispor a fazer aquilo de que é capaz.

O mal não existe, ele e criação do homem e o erro não se torna verdade porque se difundiu e multiplicou, pois a hora que não mais o quisermos não mais o teremos.

Portanto, o único modo de resolvermos esse assunto é não gerar o mal.

Entenda, “quem nos faz mal e do mal se apraz assume essa energia, vibração, atração para si”. Então, mais cedo ou mais tarde há de arcar com essa responsabilidade.

Tudo é uma questão de disciplina e desenvolvimento de bons costumes e hábitos saudáveis, de modo a gerar uma vida com qualidade. Devemos largar mão da posição de vítima, de inocente e de mártir, porque o mundo Graças a Deus, é dos homens de boa vontade.

- Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor, mas o frio, por si só, não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. O mesmo acontece com a escuridão, que também não existe por si só. A escuridão é, na verdade, a completa ausência de luz. Escuridão é um termo que criamos para descrever o que acontece quando não há luz presente.

- “O mal não existe por si só. Não é algo que foi criado por Deus, como os seres vivos e as demais coisas. O que chamamos de mal é, na verdade, a absoluta ausência de Deus. O mal é o resultado do que acontece, quando o homem não tem o amor de Deus presente em seu coração”.
Albert Einstein (1879 – 1955)